quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

é punição, penitência, castigo... esse é Deus? - parte 2



Dizer o que do texto do Schwartsman (post acima)? É brilhante. Simplesmente brilhante, principalmente porque levanta dúvidas que eu sempre tive, coisas que sempre me irritaram profundamente, mas que nem sei se tinha clareza ou discernimento pra entender.
.
Então minhas verdades agnósticas não são tão dignas quanto as verdades religiosas de outra pessoa? Porque é tão crível os fatos relatados biblicamente, que olhados de forma desinteressada beiram a ficção científica ou delírios? Então a religião é um fato imprescindível ou não?
.
Já conversei sobre religião com uma mulher que é muito importante pra mim e nem sempre concordei com suas opiniões, mas sempre aceitei suas posições. Pensando igual ou diferente, é sempre interessante perceber como a mesma religião significa coisas distintas para pessoas distintas, e nisso não existe nenhuma grande descoberta, mas digo isso porque o Deus que me “venderam” quando criança era punitivo, era vingativo, era cruel e vigilante. Como eu poderia respeitar essa criatura? Eu só conseguia ter medo, quando me lembrava dele, como por exemplo na época da primeira comunhão, eu que eu teria que me confessar.
.
A idéia de ter que contar para um padre todas as maluquices que eu aprontava já me desesperava, mas mais desesperado ainda eu ficava ao pensar que não adiantava não contar ao padre, porque DEUS JÁ SABIA! Ele estava de olho em mim o tempo inteiro!
.
Religião deveria ser uma coisa para libertar, para mostrar caminhos, para amparar, e não para punir e limitar a vida do indivíduo. Se a sua religião te proíbe de fazer coisas que o seu bom senso autoriza, a lei permite (hehe) e te dá prazer, então muda de religião, abandona isso agora. Não te faz bem.
.
Além disso tudo nunca concordei com a postura punitiva desse Deus que me apresentaram, quando – por exemplo – ele matou o rapaz que tentou equilibrar a Arca da Aliança na carruagem/carroça que a transportava. Ela ia cair, porfavor!! Mas o rapaz tenta ser gentil e atencioso, proteger a Arca e cai fulminado porque somente os sacerdotes poderiam tocar na Arca. Ou seja, as leis e regras eram mais importantes que a vida de um dedicado cidadão.
.
Alguém pode me dizer que essa foi a transcrição do Velho Testamento e que afinal de contas a Bíblia foi escrita por homens. Não me abala razão, ainda posso ser chamado seguramente de cético por somente confiar e acreditar em coisas que compreendo e – maravilha quando isso ocorre – toco!
.
Esse Deus punição, esse Deus medo, esse Deus castigo, sentado em seu trono imperial talvez tenha sido o primeiro rei de quem eu me tornei O INIMIGO.
.
.
.
Há braços!
.
.
Eduardo Mesquita, O Inimigo do rei
eduardoinimigo@gmail.com
.

4 comentários:

Anônimo disse...

inimigo

Anônimo disse...

fala meu brother...
Texto muito legal esse Inimigo.
Sou ateu , e não acredito em nada.
o texto me remete aos anos de 85/86, quando fiz a primeira comunhão(que até hoje não me serve e nem serviu pra nada), eu tinha uns 9/10 anos quando me perguntei : "se minha mãe diz que deus vê tudo, porque vou me confessar com esse homem? !!"
me dava calafrios só de pensar se ele falasse pra minha mãe. claro ,no dia da confissão, não falei tudo.(risos)
Não acredito em deus, não acredito em igrejas e religiões - pois pra mim são grandes organizações, muito bem montadas, com um gama de oradores profissionais , que fazem uma lavagem cerebral para tirar o quanto puder de uma pessoa , seja ela miserável ou milionária, não acredito na bíblia - aquele monte de contos, uma fábula digna de Antoine de Saint-Exupéry (o pequeno príncipe), a não ser o Apocalipse,(oh!!)o temível, com mar de sangue, o inferno vem vindo...que babaquice ...
não acredito em jesus , ninguém provou que ele existiu,e que menino bonzinho né? lava os olhos e verás, levanta-te e andas ...muito conformismo.. pra mim jessus nunca existiu , foi apenas um válvula de escape de quem escreveu , para poder contar histórias mais tarde...vc acredita na mula-sem cabeça? e no saci ?
Um abraço e viva o rock

Pedro Fernandes

Anônimo disse...

Anônimo disse:

respeito seu ponto de vista "o inimigo do rei",concordo com vc sobre a vagueza que é passado para nós a importânica e a verdadeira imagem de Cristo. Olhe Deus é um ser supremo e superior a nós ( é o que eu creio) e Ele não pune ninguém não, pelo contrário, somos nós que escolhemos o nosso caminho ,porque temos o livre arbítrio em nossas vidas, Ele realmente sabe de tudo, sempre esteve ao nosso lado, na alegria, na dor, na dificuldade... Somos nós que nos afastamos de Deus, mas mesmo assim Ele continua cuidando de nós,dos nossos passos, da nossa vida, Deus não é um ser perverso, pelo contrário Ele é um ser justo... existe a lei da ação e realção... Se vc quer ser respeitado, respeite primeiro, e isso tb é bíblico... Mesmo vc sendo "inimigo do rei", saiba que Ele respeita seu ponto de vista, mas nem por isso deixará de cuidar dos seus passos e de seu caminho, Ele quer que sempre o melhor ocorra em sua vida, pois Ele não somente é rei, mas tb é Pai espiritual... Deus te ama do jeito que vc é., do seu jeito... muitas vezes os humanos na sua imperfeição tentam passar uma imagem distorcida de Deus, e ao invés de fazer com que as pessoas se aproximem Dele,fazem ao contrário... Olha não quero mudar ninguém de opinião pois este não é meu intuito,meu amigo tb era ateu até que um dia no leito do hospital ele fez um desafio com Deus, ele estava com uma doença cancer terminal, então esse moço no seu desespero com vontade de viver pediu a esse "tal Deus" se Ele existisse que mostrasse curando-o e libertando da dor... olha esse moço em pouco tempo saiu do hospital e sua doença foi curada, isso pq ele fez o que Deus sempre pregou : tenham fé. E o que é fé? Acredite... Renato Russo em uma de suas canções tb deixou esse recado para a galera: Quem acredita sempre alcança... ou seja.. quem tem fé sempre alcança...Cara.. Deus existe para mim e olha não sou uma leiga, fiz faculdade, irei concluir o mestrado ,toco violão ouço e curto todos os estilos musicais, mas cara Deus é tão maravilhoso e um desses motivos foi ter permitido que eu lhe conhecesse e tivesse a oportunidade de teclar com vcs caros leitores sem mesmo nunca termos nos encontrado... Olha se um dia vc estiver em uma dificuldade lembre-se Deus te ama, ele é bom, misericordioso e esse lance ai de ser punidor etal é tudo lance de gente que não conhece Deus de verdade e uma forma que as igrejas encontraram para prender e "adestrar" seus fieis de forma passíva... Amados...Deem uma chance para que Deus possa mostrar que seu amor é maior do que nós pensamos...

Joyci disse...

Deus ñ é esse Deus ruim,pelo contrário ele é bom e misericordioso,somos nós q "pedimos"a punição,o castigo...através das nossas decisões.
Se vc ñ acredita em Deus,então deixa eu te fazer uma pergunta!Como vc prova sua existencia?Pela lei do Big Bang?Deixa eu te falar outra coisa, vários cientistas provam q o Big Bang aconteceu por meio de substancias estranhas e desconhecidas,ou seja,ñ reconhecem essas substancias.Daí vamos para a Bíblia quando através de Moisés com seu cajado DEUS abre o Mar Vermelho,o q aconteceu ali foi algo inacreditável aos olhos humanos,ñ foi?E se eu te contar q isso também aconteceu por meio de substancias estranhas e desconhecidas,ou seja,o q podemos hoje chamar de milagre.Outra coisa a Terra está numa posição em q se ela tivesse 10% mais perto do sol ou 20% mais longe do sol ñ existiria vida,se a camada de ozÔnio fosse mais fina um pouco os raios do sol pentrariam mais fortes e se fosse mais grossa seria muito frio,então tbm ñ exisistiria vida e assim por diante.Será q tudo o q existe aqui foi por acaso ou planejado?Foi a teoria do Big Bang ou DEUS?
Ñ diga q DEUS ñ existe,vc,a sua existencia é uma das maiores provas q mostram q Ele exite.Independente de quaquer coisa Deus te ama icondicionalmente.Ele ñ quer te ver sofrer,são os próprios atos q te levam a receber o q eles te fazem merecer.Ñ é religião q salva, isso eu te garanto,mas o q salva é a fé.Então tenha fé, acredite N'Ele! Jesus está voltando vc vai querer ficar e passar por uma terrível tribulação?Ou quer viver em paz?No grande Dia ñ vai adiantar se arrepender do q passou.
Deus te abençoe!