quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Cover é brega? Quando é do Kiss, SIM!


Já viu isso? Bandas cover existem aos montes, alimentando a ilusão de um sucesso construído com o suor de outros (tá, e um pouquinho do suor dos próprios, mas bem pouquinho se compararmos com autorais), ou como diria o filósofo Richard Anti-Records: "gozando com o pau dos outros."
.
Inclusive o Pablo Capilé colocou um texto no Buszine (http://buszine.blogspot.com/2007/01/banda-cover-e-cadeia-produtiva.html) com o nome de "A banda cover e a cadeia produtiva", apontando para o monte de inconveniências que ele vê numa cena que alimenta esse comportamento cover. Ao que parece, Cuiabá vive o eterno dilema das bandas que começam sua vida já criando material próprio, e das bandas que começam com covers para depois "digi-evoluírem" para material autoral. Sem falar em bandas que permanecem a vida toda fazendo material cover para tocar em bares, festas e sobreviver de sua "arte".
.
Particularmente eu vejo que são situações bem diferentes. Uma coisa é o sujeito querer ter uma banda de baile, que toca somente música de outras pessoas, já consagradas e que assim se anula enquanto criador e se legitima como intérprete. Não vejo problemas nisso, até porque ainda existe muita festa de quinze anos e muito baile de formatura, e esses lugares precisam ser animados ao som de "Vital e sua moto" e "Inútil", que seriam muito melhor aproveitadas se tocadas pelos autênticos Paralamas e Ultrajes, mas que devido à escassez orçamentária ou mesmo preguiça total de tentar fazer uma coisa maior, buscam os intérpretes. Vejo valor neles, sem dúvida. Mas com essa distinção, são intérpretes da obra de outra pessoa, não são criadores o que os tornaria muito mais belos aos meus olhos. Não que meus olhos mudem a vida de ninguém, mas...
.
Agora bandas que vão participar de festivais e ocupam o palco somente com covers realmente não fazem a minha predileção. Fui em um festival uma vez com um monte de bandas legais, se esforçando, algumas horrorosas, desafinadas, errando tempo, com músicas tristes e medonhas, mas se esforçando e botando a cara "à tapa". E no meio disso tudo me surgiu uma banda com uma menina até bonita no vocal, cantando bem, mas somente músicas dos outros. Pôxa, para ouvir Bruce Dickinson eu escuto em casa, muito melhor do que ela jamais vai conseguir fazer. Para ouvir Evanescence... bom, eu não escuto isso, mas se quisesse era só ligar alguma rádio FM e eu teria a menina Lee cantando do jeitinho que está no Cd. Pra que vou a um festival ouvir cover? Não faz sentido.
.
Claro que um evento como o do já citado Richard, que as bandas SÓ tocam covers, como homenagens à grandes bandas, isso é diferente. É como uma festa entre amigos, em que cada um toca aquela banda que influenciou, mas ir a um festival cheio de bandas que estão tentando achar seu caminho, sua sonoridade, seu jeitão no palco, e ter que engolir um show inteirinho de covers é de amargar. Para isso existem os bares, o Cosy, o Samaúma e outros assim.
.
Enfim, comecei essa prosa por causa de outra coisa. Já viu como cover do Kiss sempre é meio brega? Quer dizer, brega bragarai?? O excesso de teatralidade e pompa e cena do Kiss nunca são bem mimetizados, resultado nessas coisas patéticas que estão aí nas imagens. Porque as pessoas não percebem o ridículo da situação e desistem disso, eu não sei, mas é sempre bom dar risada dessas situações. E sei que tem gente que vai reclamar, porque se tem maluco fantasiado assim é porque tem maluco que paga pra ver isso.
.
Vai entender...
.
.
Há braços!
.
.
Eduardo Mesquita, O Inimigo do rei
.

3 comentários:

Unknown disse...

Só uma correçãozinha: "gozando com o pau dos outros" é do Lobão.

Minha opinião: Banda cover é uma bosta, banda de baile quase chega lá, inclusive Bipolar Blues, que se eu soubesse que era aquilo não teria ido ao show, todas as outras bandas juntas não me tirariam de casa, fui lá só pra conhecê-la.
Desse tipo de coisa só o Fridão desce. hehehe...

Chawca disse...

O Kiss tem até versão mini. A maioria das bandas cover do Kiss que eu vi ficam balançando as cabecinhas igual ao clipe de "Rock and roll all night" e um cara botando a lingua pra fora toda hora...

Deprimente.....
Como diz o bordão do Covernation (onde passa muita aberração)

Se vai copiar, copia direito, porra!!!

Ps.: Curti muito seu blog, foi indicado por uma amiga,,,

Anônimo disse...

UMA MERDA ESTE BLOG
SOU INIMIGO DESTA MERDA DESTE BLOG
PQP
VAI FUDER
OTARIO
TRABALHAR...
TOMAR NO CU
VAI LAH