segunda-feira, 30 de abril de 2007

Patrulha ideológica ou Guilty Pleasure??


Rolou uma discussão dia desses (talvez ainda esteja acontecendo) na comunidade Goiânia Rock City. Primeiro então devo apresentar essa comuna, porque se você nunca visitou esse canto do orkut, perde uma diversão certa (ou um aborrecimento garantido, depende de teu humor no dia) tamanha a variedade de amalucados e bizonhos que se espremem nesse link longo. Pois tudo vira quebra nesse lugar, desde ideologia até atitude, o que pode parecer – à primeira vista – uma distância inexistente, mas se formos nos atentar ao significado real das palavras, essas duas não tem relação uma com a outra. Mas isso é uma outra discussão.
.
O ponto é que levantaram uma discussão sobre um evento acontecido em GoiâniaTown, um show de rock (o que mais em se tratando dessa comunidade, não?) da banda Luxúria, do Rio de Janeiro (tenho isso quase certo) organizado por uma garota que já aprontou inúmeras mancadas, latadas e faltas de respeito em geral com o povo de bandas daqui da nossa aldeia pequizenta. E num momento mais eufórico da contenda, alguém se mete a perguntar “E quem gosta de Luxúria?”, condenando qualquer vivente que responda SIM ao hades do rock universal, local onde se reúnem Pholhas e Adam Ant, só pra citar dois que vem fácil à memória.
.
Quem gosta de Luxúria? Se eu fosse pensar no termo em si, eu gosto e muito. Luxúria é bom pra diabo, talvez seja um dos pecados mais saborosos que São Tomas de Aquino descreveu, e acho que mesmo ele deve ter cedido a essa tentação de sorriso maroto e rebolado macio. Mas não é disso que os debatedores falavam lá no troço do orkut. Falavam da banda da Meg White... oops, não. Outra Meg, não a White. Hehe
.
E a pergunta ecoa novamente: Quem gosta de Luxúria?
.
.
.
Eu.
.
.
.
Putz, eu gosto. Baixei algumas músicas dessa banda quando ouvi aquela que dizia sobre ódio e tals, e gosto dessas coisas que falam de ódio, daí baixei e gostei. Sim, é isso mesmo! Assumo! Gostei. E gostei de outras músicas também, não só dessa odienta. Gostei como gostei de algo de Reação em Cadeia e até da Pitty, que já descobri duas músicas dela que eu gosto muito. Ouso dizer que são boas.
.
E aí, qual é o problema? Porque é tão horrível assim gostar de rock pasteurizado e pronto pra consumo? Se o negócio é feito seguindo todas as fórmulas radiofônicas que já deram certo desde Ataulfo Alves até hoje, então tinha que pegar alguém pelo ouvido. Eu fui um desses.
.
Pombas, passei minha infância ouvindo rádio AM, depois de pré-aborrecente eu ouvia FM, não saía no sábado à noite para ver o Fausto Silva no Perdidos na Noite, e meu gosto musical foi se formando com essa tranqueira associada ao que meus amigos traziam da Europa comprado em dólar ou chupado numa K7 safada e prática. Então entre uma Blitz e um Rádio Táxi, eu conheci Sex Pistols e Ramones, também ouvi Inferno e Crude SS. Também ouvi muita música sertaneja e samba. Mas o que pegou na discussão, ao que parece, é alguém gostar de pop radiofônico palatável e comercial.
.
Droga, eu gosto. Não de tudo, claro, mas tem muita coisa que é legal de ouvir no carro, sem stress, sem preocupação ideológica, sem cobrança, só a música fácil e eu me divertindo. Posso? Acho que sim.
.
Ou será que vamos voltar aos anos 80, em que as “tribos” eram visualmente sectarizadas, metaleiros usavam pulseiras de tacha e cabelão, punks e assemelhados usavam roupas rasgadas e cabelos curtos ou raspados, e ninguém se esbarrava porque era briga na certa. Um punk que fosse pego devorando um “Number of the beast” era execrado pela sua irmandade, e da mesma forma um coitado de muito cabelo que fosse encontrado de posse do “Grito Suburbano” estava banido da sua vila de iguais.
.
Isso foi nos anos 80, época em que as identidades ainda se criavam, será que precisamos disso até hoje? Então o cara só “presta” para o rock se ouvir o tipo certo de música e se comportar da forma certa, e aí voltamos ao fundamentalismo que sempre achei boboca. Não existem regras certas, porque então virar a cara para um sujeito que ouviu Simple Plan ou Fall Out Boy e gostou da levada alegre dessas crianças?
.
Continuo surpreso quando vejo patrulhamento ideológico no rock, porque deveria ser o local mais libertário e permissivo, até debochado, de todos. Mas ao invés disso vemos igrejas e religiões, seitas sendo criadas por lobos vestidos de Chapeuzinhos que continuam perpetuando um ideal de som perfeito, especialmente aquele difícil de achar e que ELE próprio tenha trazido dos céus para seus fiéis.
.
Muito chato isso.
.
É, eu gosto de músicas do Luxúria. Acho o nome da banda muito loki. E a vocalista não é desprovida de seus encantos, também precisamos admitir isso. E daí se daqui a três anos ninguém se lembrar mais disso? Quem precisa ser eterno?
.
Se for necessário sempre uma sessão “guilty pleasures” para admitir o que ouvimos e não confessamos, então realmente estamos numa armadilha de comportamento muito perigosa. Ouça o que quiser, moleque, porque a vida é sua e ninguém vai sentir as suas dores mesmo.
.
.
.

P.S. – e para quem tava contando vantagem de ter estado no show do Ratos de Porão que tinha 30 pessoas ou no outro que viu a citada Luxúria com mais 100 pessoas, eu estava no show do Legião Urbana, pouco antes de lançarem o primeiro disco. 19 felizes pessoas viram a banda “de uns meninos de Brasília” e depois puderam chapar o melão ao redor de uma fogueira na saudosa Chácara 115. Os "meninos de Brasília" logo depois iam assinar com uma major, lançar uma música chamada "Será" e o resto é história...
.
.
.

Mas e você? O que é que você ouve que não assume nem pro travesseiro? Agora é a hora...
.
.
.

Há braços!
.
.
Eduardo Mesquita, O Inimigo do rei
eduardoinimigo@gmail.com
.
.
NOTA DE RODAPÉ - a expressão "Guilty Pleasure" seria - numa tradução livre e irresponsável - um prazer culpado. Algo que você gosta, mas não assume para ninguém porque isso ia ser uma queimada grande no seu filmito. Capiche?

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu sei cantar e dançar todas das Spice Girls!! \o/

E essa mensagem se auto-destruirá em 10... 9... 8...

Anônimo disse...

Eu sei cantar e dançar todas das Spice Girls!! \o/

E essa mensagem se auto-destruirá em 10... 9... 8...