terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Orkut, um funil estraño.





Por duas semanas fiquei sem computador na minha casa, isso porque consegui destruir outro HD, o quinto da minha carreira de usuário descuidado e inábil. E durante esse tempo fiquei acessando a inFernet apenas no trabalho, o que implica uma série de limitações, tanto técnicas, quanto de tempo e de escolha. As técnicas talvez não tenham me afetado tanto, pois como gestor de Rh eu tenho acesso ilimitado à web no trabalho, inclusive sendo o responsável por avaliar e liberar sites para os outros profissionais da empresa pelo país todo. Mas é estranho você ficar olhando alguns tipos de sites no trabalho, simplesmente não pega nada bem e também quem tem tempo para ficar navegando na web com tanta coisa para fazer, com tanto problema pra resolver, com tanto incêndio pra apagar? Impossível, certo? Certo

.
E por essas opções e limitações eu fiquei esse tempo todo sem acessar o orkut, consequentemente fiquei sem saber de nada que acontecia no rock independente da cidade. Sim, é isso mesmo, porque ninguém divulga nada a não ser no orkut, aparentemente. Fiquei impressionado.

.
Num primeiro momento eu achei que a cidade estava quieta e deserta, porque não ficava sabendo de show nenhum, nem de evento nenhum, nem lançamento de nada. Imaginei que todos tivessem saído antecipadamente para o carnaval (uma semana antes do dito cujo) e resolveram fugir por lá mesmo, ou foram abduzidos por alienígenas em alguma cachoeira da chapada. Mas depois comecei a achar o silêncio meio estranho, talvez exagerado demais. Sabe quando os mais velhos diziam “moleque quando está quieto demais, pode ir ver o desastre que está aprontando”? Foi minha sensação. Pensei comigo mesmo “esses moleques estão aprontando alguma em silêncio, e eu achando que tudo está tranqüilo!”.
.

Um dia fui até uma lan house e acessei o orkut. Horror! O mundo não havia parado, a cidade ainda existia, os eventos ainda aconteciam e muita coisa estava sendo feita pelos moleques do rock independente no silêncio do meu HD destruído.
.

Refiz o computador de casa e fui fazer uma pesquisa no tal orkut. Muito já se disse das fogueiras de vaidades do orkut, do tanto que serve apenas para alimentar discórdia e problemas, dos fakes malditos que inventam histórias e destroem carreiras e um monte de depoimentos bombásticos sobre os malefícios do orkut. Relevem-se os exageros, claro que o orkut é uma ferramenta e como qualquer ferramenta pode ser bem ou mal empregada. Eu mesmo me valho do orkut para divulgar meus textos, novidades do blog ou da Dyna e novos programas do Loaded, e me são muito úteis algumas discussões, porque com elas aprendo coisas novas e até questiono meus argumentos e minhas certezas. Ainda assim também sabemos de criminosos se valendo de informações retiradas do orkut para atingir novas vítimas, e o tanto de fotos íntimas que expõem a privacidade de quem deveria ser mais cuidadoso.
.

Ou seja, bons e maus argumentos sempre existirão. Mas existe um problema grande na cena rock independente de Goiânia, quando falamos em orkut: ninguém divulga nada fora daquelas páginas azuis. Ninguém!
.

Em Cuiabá temos os sites do Hell City (http://www.hellcity.blogger.com.br/) e do Espaço das Tribus (http://www.espacodastribus.com/), por exemplo, que alimentam a turba enfurecida da cidade quente com novidades e avisos, mas em Goiânia depois do sepultamento do CyberGoiás ninguém surgiu para ocupar o espaço de central de informações fidedignas. E que triste fim teve o Cyber, porque um site quando perde a credibilidade morre lentamente, agonizando em informes que não são lidos e em comentários pejorativos pela cidade. Enfim...
.

Alguns podem dizer que estou novamente sendo alarmista ou coisa parecida, já que temos o blog do Hígor (http://goianiarocknews.blogspot.com/) ou mesmo o meu blog, ou ainda o bacanudo site da Mitocôndria (http://www.e-mitocondria.com.br/) e o novíssimo site da Fósforo Records (http://www.fosfororecords.com/). Sim, pode parecer alarme e desespero, mas experimentem ficar sem orkut por alguns dias e vão perceber que estão completamente desatualizados do que ocorre na cidade.

.
E isso falando da comunidade GoiâniaRockCity que se ocupa principalmente de discussões bobocas e conflitos de ego, mas que ainda assim se tornou a principal agenda da cena rock, mesmo sem se valer do espaço de agenda do orkut.
.

Fico pensando porque os produtores não desenvolvem seus mailings para informar mais gente de forma direta, ou ainda porque não criam uma assessoria de imprensa como a Fósforo criou (com a Aline, que me chamou de "bocó" lá no Grito. Bocó! Quem chama alguém de bocó?), ou como o Cubo tem em Cuiabá? Todos ganham com um pouco de trabalho de base, com informação disseminada, com a notícia correndo pela web de forma livre.
.

Eu mesmo, muitas vezes para divulgar alguma agenda aqui no blog ou no Loaded ou na Dyna, preciso ficar coletando em mil e oitocentos lugares diferentes as diferentes datas e eventos da cidade. Não quero me arvorar ao papel de centralizador da informação, até porque acho que se torna muito melhor se existirem várias fontes de informação distintas, o que eu busco aqui é só uma provocação ou reflexão sobre o tanto que estamos ficando dependentes e exclusivistas com esse tal orkut.
.

Lugar de corajosos, rebeldes de ecrã, ideólogos de revoluções virtuais, o orkut se tornou o centro nervoso de um sistema de informações disléxico e desorganizado, num momento em que a informação é a principal moeda do mercado e todo mundo busca saber o que acontece. Difícil entender esse afunilamento. Preguiça talvez, mas a preguiça maior é minha em ter que ficar fuçando posts que sequer tem o detalhe “EVENTO” em seu título para facilitar a busca. Sim, porque mesmo colocando os eventos em posts nas comunidades, esses posts vão caindo na tabela pela falta de consulta (os títulos são preciosos de pouco informativos) e só se descobre o tal evento com sorte ou bandeirantismo.
.

Assim os eventos continuaram sendo freqüentados apenas pelas bandas, suas pessoas amadas e amigos próximos, que são convidados no telefone ou durante o intervalo entre uma aula e outra. Outros como eu e muitos mais, que não possuem o contato particular com muita gente, estamos disputando na sorte a possibilidade de ficar sabendo de um evento ou não.
.

Perdi um Xaparock dia desses justamente por não estar acessando orkut. Um evento com bom rock e cerveja grátis, e eu não fico sabendo. É justo isso? Cerveja grátis!!!
.

Ou os organizadores de eventos se prestam a realizar suas divulgações de forma mais abrangente ou teremos eventos cada vez mais seletos e elitistas, mesmo com suas posturas underground. Essa é uma iniciativa simples, prática e de resultados, ao final estamos todos querendo ver melhorias nos eventos rock independente, mais público, bandas se divertindo mais e tudo aquilo que sempre buscamos. Sem divulgação, não vira!
.

.
Há braços!
.
.
Eduardo Mesquita, O Inimigo do rei
eduardoinimigo@gmail.com
.

.

.
Mas para mostrar que não tenho birra ou ressentimento com o Orkut (lembrem-se, ele é só uma ferramenta!), eis alguns endereços que indico dentro da rede azul de relacionamento:

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=8911216695239716812 – perfil do Inimigo do rei, se alguém tiver interesse em virar meu “miguxu”. hahahahahahahaha
.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=61338 – comunidade Goiânia Rock City, mais de 7000 inscritos e muita conversa jogada fora.
.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=25371268 – Grito Rock Goiânia, onde os organizadores do evento juntaram a tribo.
.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=7416077 – Circuito Fora do Eixo, onde os lokis guerrilheiros estão.
.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=15238528 – Decibélica, novidades e sorteios da revista mais classuda do rock independente atual.
.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=6516285 - Loaded, a comunidade do programa virtual mais podreira existente.
.

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=23328427 – Reator, a comunidade do programa de rádio virtual mais abrangente que eu já vi. Duas horas!!! Pira!??


E já fica aqui o convite para os organizadores de eventos e produtores, se quiserem podem contar com esse tímido espaço bloguístico, pois terei o maior prazer em divulgar os eventos. Mandem informações que serão todas mui tranquilamente repassadas aos que aqui buscam novidades. Enviem para eduardoinimigo@gmail.com e tenham confiança de que o espaço é nosso.

.

Há braços! (agora é pra valer)

5 comentários:

Anônimo disse...

porra Eduardo !!!

se não quiser perder um evento, entra na Agenda da Mitocôndria ...

aproveito para avisar aos produtores locais. quem quiser divulgar seu evento, mandar alguma notícia, publicar algum texto, mande seu material para a Mitocôndria ... receberemos com o maior prazer ...

há pernas ... muitas ...

Fred Policarpo disse...

É isso ai.. concordo com o Inimigo, é foda esse lance de ficar procurando no Orkut, parece garimpo de diamante..hahahahahha

Uma pequena organização de nóticia ia ajudar bastante os navegantes, a informação ia disseminar com mais facilidade, e todos sairiam ganhando!

Até

Anônimo disse...

O grande lance talvez seja um site fazer esta duvulgação, seja o mitocondria, um blog existente ou mesmo um novo blog...

Mas para isto funcionar é importante que os produtores de eventos funcionem como se tivessem mesmo uma assessoria de imprensa, e mandem comunicados para avisar dos eventos, datas e locais... Assim fica mais fácil fazer a publicação e divulgação em outros meios que não seja o orkut...

Anônimo disse...

vai na opção cultural (av. goiás, abaixo da 4) e pega um flyer.

Anônimo disse...

Pode deixar que os releases da Fósforo eu vou mandar direto pra ti, tá? Bocó!

Há té mais!