sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

DYNAMITE DESTACA FANROCK ENTRE OS 05 MELHORES SITES

Reportagem Postada em 09/01/2006 no FanROck - www.fanrock.com.br


"Traz a tequila, aumenta o som e vamos trabalhar!"
Essa é a sensação que eu tenho quando visito algum bom site de rock. A impressão de que os caras trabalham com o som ligado, um CD dos Pedrero no último volume tocando "Menino com doença", alguém hardcoreando furiosamente ao lado da janela e uma garrafa de tequila correndo ao redor, servindo fartos goles. Tenho essa impressão porque a leitura é tão boa e divertida que parece que foi tudo feito numa festa. Claro que para ser bom tem que ser muito informativo, com postura e atitude, com posicionamento duro e crítico (muitas vezes desagradando alguns), e o mais importante; com integridade.
Quer entender melhor a sensação? Se você tem banda vai entender. É mais ou menos quando no meio do ensaio "surge" aquele riff poderoso, forte e animado, que casa perfeitamente com aquela letra ácida que vinha martelando na cabeça há algumas semanas e no meio de muita risada, goles e diversão; surge a música que vai animar os shows da banda dali em diante. E a prova maior de que aquela folia no estúdio tinha foco e era séria surge quando alguém reconhece o valor da música que a banda fez, ou melhor ainda, do EP que a banda fez. Nesse fim de 2005 eu vivi esse reconhecimento quando o EP do SANGUE SECO ( www.sangueseco.cjb.net), banda de punk rock em que sou letrista e vocalista, recebeu o destaque entre os 05 melhores EPs Nacionais do ano. Essa menção honrosa veio na lista de melhores do ano do Vinícius Lemos, do site FanROck ( www.fanrock.com.br). Foi muito bom! Ver que tudo aquilo que colocamos nossas verdades, nossas crenças, nossas ideologias; e ainda nossa alegria, farra e fúria, é visto como música de qualidade e merece esse destaque. Foi muito bom!
E eu fiquei pensando em como agradecer propriamente essa indicação. A oportunidade surgiu quando eu vi a lista de melhores do ano feita pelo Pablo Capilé em sua coluna Fora do Eixo no Dynamite on-line ( http://www.dynamite.com.br/2003a/view_coluna_action.cfm?id_colunista=32&id_show=198 ). Um reconhecimento de peso, porque o Capilé é o cara do Espaço Cubo, que organiza o Festival Calango em Cuiabá; um cara que agita a cena da região e que tem uma folha corrida de excelentes serviços prestados à causa do rock independente. E o Capilé colocou o FanROck como um dos cinco melhores sites de rock do país em 2005, mostrando que o site já deixou de ser promessa há muito tempo, e hoje é uma realidade incontestável nos esforços Fora do Eixo por todo o país.
Isso vem mostrar de forma inquestionável, que o FanROck já tem seu espaço de destaque por seus esforços de fomentar o rock independente na região norte, aglutinando cabeças pensantes, ações eficazes e muita informação. Essa polarização que vem surgindo em Rondônia, muito graças aos esforços desses alucinados do site dentre outros tantos, tem o mérito de mostrar ao resto do país que o rock independente não vive exclusivamente no eixo Sul-Sudeste ou nas capitais Goiânia/Brasília como muitos ainda querem acreditar. Enviados especiais a todos os festivais de peso do país, informações ágeis e a busca pela profissionalização dos envolvidos no rock do norte mostra o peso e a importância que o FanROck já possui.
Confesso que no meu primeiro contato com o site fiquei muito surpreso, porque acostumado que estava aos Bananadas e Porões da minha região, eu não imaginava que havia tanta coisa acontecendo para depois das fronteiras do rio Araguaia. Ignorante eu, assumo, porque mesmo aparentemente longe muita coisa acontece para os lados mais de cima do Brasil, mostrando que não existem distâncias nem fronteiras para trabalho de qualidade e talento. Por isso o RO tão maiúsculo no meio do nome do site, que eu confesso que levei um tempo para entender, mas quando finalmente compreendi eu pude ver o tanto que esses caras acreditam na região deles e o tanto que defendem a expansão dos limites tênues do rock independente. Muitas bandas de qualidade em estilos variados, festivais, festas, shows, tudo isso que descobri no FanROck, pesquisando, baixando MP3, lendo e me divertindo. Me divertindo muito. E eles não se satisfazem em pesquisar, apoiar e divulgar as bandas, além disso, também produzem e levam para outros festivais, integrando as iniciativas Fora do Eixo com muito empenho e vontade. E aí vem o Capilé dar esse destaque.
Essa união que surge nos estados Fora do Eixo é o que vai fazer 2006 um ano muito mais produtivo e divertido, levando informação e música para todos os cantos do país, mostrando que existe muita gente trabalhando sério, mesmo sem ganhar grana com isso, mas ainda acreditando que vale a pena.
O FanROck é a representação bem feita de tudo que foi discutido no último Goiânia Noise que resultou no Fora do Eixo. A profissionalização dos envolvidos nos esforços do rock independente, a divulgação de informação, o fomento do crescimento; tudo voltado no desenvolvimento de um ambiente produtivo que sempre foi visto de forma amadora pelos amantes da mesma. Todos envolvidos sem dúvida amam o rock, mas o amor somente não faz o processo avançar, pois além do amor também são necessários o suor, a teimosia, a garra, a dedicação e uma crença cega de que é possível, permitido e valioso sonhar. Sonhadores assim que agora obtém o justo e digno reconhecimento nessa menção feita pelo Capilé.
Para nós do SANGUE SECO foi motivo de muito orgulho ser citado na lista do FanROck, e por isso nós podemos imaginar o que o Vinícius e seus comunas estão sentindo agora. Esse destaque só vem dar mais tesão de brigar, só vem realçar o gosto de sangue nos dentes e mostrar que não estamos sozinhos. Se alguma vez algum de nós perder a vontade, desanimar ou quiser desistir, é só lembrar que existe gente muito boa no mesmo combate.
Ainda existe muita coisa para fazer e quase nunca existe facilidade para fazer o que é necessário. Obstáculos existem aos montes, gente baixo astral sempre aparece e isso abala até o mais preparado. Mas reconhecimento é um troféu que não junta poeira, fica pra sempre marcando a pele e o FanROck já pode se orgulhar de ter essa tatuagem.
FanROck, parabéns!
Agora passa a tequila e aumenta o som!

Nenhum comentário: