quinta-feira, 1 de novembro de 2007

E alguém pensou que era só no Brasil?

.

AS "MARAS" DA GUATEMALA!
.
1. As "maras" são gangs de jovens que a partir de um certo controle territorial dentro de um bairro tem como delito básico para seu financiamento as extorsões às empresas, contra oferta de segurança. Tem como matriz Los Angeles. Cresceram muito nos últimos anos em função da extradição por parte da polícia dos EUA para seus paises de origem na América Central.
.
2. Reunião com a ministra de governo, o vice-ministro de segurança pública, o diretor da policia nacional e os três policiais do setor de repressão às "maras".
.
3. Guatemala tem população de 13 milhões de habitantes e 6 mil homicídios por ano. A polícia nacional (a única oficial no país) tem 18 mil homens, e funciona como policia completa. Os presos cumprindo condenação são 7 mil. As investigações são feitas pela polícia, sob comando do ministério público. A jornada de trabalho corresponde a 65% dos policiais em atividade, contra 35% em folga de jornada. A polícia atual -tem apenas 10 anos- e é produto de um acordo de paz.
.
4. As "maras" surgem no final dos anos 80, a partir das gangs Los Angeles.
.
5. São 4 "maras" as principais, sendo que as duas maiores tem amplo controle desse processo. As duas maiores são "Mara 18" e MS 13 (savatrucha, base salvadorenhos de Los Angeles depois em El Salvador). As "clicas" são sub-grupos menores, que se afiliam a uma das "maras”.
.
6. As "maras" contam com o grupo de "sicários", para eliminar os que mentem ou mesmo os que resistem a sua ação. Não matam policiais como rotina. As tatuagens são marcas distintivas e simbologia de pertencimento.
.
7. As "maras" contam com 8 mil integrantes e 20 mil como simpatizantes. Tem estrutura verticalizada com funções definidas, de negociador, sicário, tesoureiro, etc...
.
8. Tem vocabulário próprio com gírias e termos em inglês. Conversam também através de um vocabulário por gestos, como no caso de surdos. É um vocabulário destes, adaptado.
.
9. Sua música de exaltação é o RAP com letras diversas.
.
.
.
.
Maras! A violência está no mundo inteiro, não só no Rio de Janeiro, não só com grupos de jovens de São Paulo que se rotulam de punks ou skins... está no mundo todo.
.
.

Nenhum comentário: