terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Trânsito - local de animais (feras e bestas)




Leia essa:

.

Aqui, como em Londres

.
As estradas que levam para fora do Rio nos fins de semana deste verão estão mostrando que o carioca é o mais novo londrino residente no Brasil. Não pela cortesia, pelos gestos discretos ou pelo vocabulário gentil, mas pela tranqüilidade com que a grande maioria bota o carro do lado esquerdo da pista e dane-se quem vem atrás.

.
Não há sinal de luz, buzina ou seta capaz de lembrá-la que aqui, como em toda a América e na maior parte dos países, trafega-se pela direita da pista e ultrapassagens são feitas pela esquerda. No Rio, enfileiram-se 15, 20 veículos atrás de um idiota que trafega pela esquerda, não raro abaixo do limite de velocidade estabelecido para o trecho.
.

Às vezes, por extrema bondade, dá lugar à passagem de uma ambulância e logo volta à esquerda da pista. Trata-se de um tipo especial de cretino que faz par com os que trafegam pelos acostamentos das estradas, para ganhar um minuto de vantagem nos engarrafamentos. Nada que um pouco de educação não resolva.
.

Esse texto foi postado pelo Xico Vargas, no http://ponteaerearj.nominimo.com.br/ do NoMínimo e fala das agonias no Rio de Janeiro, mas parece que está falando de Goiânia. Como o trânsito dessa terra é recheado por imbecis e palermas, gente que acha que o lado esquerdo da avenida é via de passeio ou de descanso para sua leseira. Seguem a avenida inteira pelo lado esquerdo, atrapalhando o trânsito e ainda fazem cara feia quando alguém buzina ou dá sinal de luz.

.

Goiânia é muito famosa pelo rock independente, pelas mulheres bonitas, mas uma das coisas mais características daqui é o trânsito cheio de gente burra. Uma vez, na época que eu trabalhava com publicidade, acompanhei o Alexandre Garcia do hotel ao Centro de Convenções aqui na cidade. Um traslado de dez minutos, no máximo, indo com bastante calma. Ao chegarmos ao Centro de Convenções ele comentou: "Eu já fui ao Líbano, já fui ao Irã, já cobri guerras e acidentes naturais, mas nunca tive tanto medo como no trânsito de Goiânia." Loki?

.

Há braços!

.

.

Eduardo Mesquita, O Inimigo do rei


.

Um comentário:

Bosco Carvalho disse...

Existe algo em Goiânia que sempre me impressionou: as pessoas esperam os carros passaram abaixo do meio fio ou seja: na rua!
E até os policiais da PM (tem nada a ver com Pedestres de M....) descem do passeio para esperar os carros passarem...
Por que será?